O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PROFESSORES DO PPGED-UFPA FAZEM NOTA DE APOIO AO SEU COORDENADOR


NOTA DE APOIO AO PROFº PAULO SERGIO DE ALMEIDA CORRÊA

Considerando os últimos acontecimentos ocorridos no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, em que manifestações de um grupo de estudantes pedem a saída do atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, vimos nos manifestar em solidariedade ao Prof. Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa.

Não há nenhum fato concreto, nenhuma ação prática, nenhuma alegação de ilegalidade cometida pela atual Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Trata-se, portanto, de uma atitude de um grupo político que tenta desestabilizar a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA.


Estas tentativas já não são de hoje. O mesmo grupo político que hoje direciona suas armas contra o atual Coordenador do PPGED é o mesmo que não reconheceu a autonomia do Programa, desconsiderando as eleições realizadas legalmente, que deslocou a única Secretária do Programa, que dificulta a aprovação de qualquer documento oriundo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA na Congregação do ICED, que retirou a sala que servia como sala de convivência aos alunos, que viola as correspondências encaminhadas ao/pelo PPGED, que tenta retirar as salas de pesquisas de professores vinculados ao Programa, que tentou fechar o laboratório de informática da pós-graduação, que desestimula a permanência de pesquisadores qualificados no quadro do ICED, que nega os recursos de custeio referentes ao Programa e que, portanto, dificulta no que pode o bom funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Todos estes fatos estão registrados em atas de reuniões da Congregação e do PPGED.

Muitas são as dificuldades enfrentadas para o gerenciamento de um Programa de Pós-Graduação de uma instituição de um estado periférico como o nosso. Mesmo assim este Programa vem obtendo muitos êxitos em sua história, desde a aprovação de sua proposta, há 11 anos, passando pela aprovação do doutorado e o reconhecimento da comunidade acadêmica de sua crescente qualificação. Foram mais de 200 dissertações e teses defendidas, muitos egressos ocupando funções acadêmicas e técnicas importantes em nosso estado, que atestam a qualidade da formação aqui oferecida. Todos estes êxitos relacionam-se ao compromisso de pesquisadores e estudantes com a consolidação da cultura acadêmica nesta instituição.

A atual Coordenação do Programa, e as demais que lhe antecederam, foi eleita em conformidade com o Regimento do Programa, toma as decisões em conformidade com este mesmo regimento e encaminha as questões ordinárias a partir de apreciações e deliberações do Colegiado do Programa, em conformidade com a Portaria nº 0862/2012-REITORIA que Lhe investiu na função.

As faixas espalhadas nas paredes do ICED que dizem “CHEGA DE AUTORITARISMO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/UFPA. FORA PAULO ALMEIDA! ELEIÇÕES DIRETAS JÁ. MOVIMENTO DOS ESTUDANTES DO PPGED/ICED/UFPA” têm a ver com as eleições do ICED que se aproximam e, com este tipo de atitude, tenta-se criar um fato, mesmo que sem consistência. Se assim não fosse, este mesmo grupo cobraria da Direção do ICED o repasse dos recursos de custeio do PPGED, a devolução da sala de convivência da pós, a não violação das correspondências do Programa e/ou o reconhecimento da autonomia do Programa (como defender DEMOCRACIA SEM RECONHECER A AUTONOMIA?), que constitui uma Subunidade Acadêmica do Instituto de Ciências da Educação desta universidade.

Tais atitudes só criam confusões que dificultam um bom trabalho acadêmico, necessário para o encaminhamento das pesquisas de docentes, mestrandos e doutorandos, e o gerenciamento do Programa, que neste momento está envolvido com a confecção do relatório trienal de avaliação a ser encaminhado à CAPES.

Pelo exposto, ratificamos o nosso apoio ao atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, Prof. Dr. Paulo Sérgio de Almeida Corrêa, eleito democraticamente e gestor responsável pela condução deste Programa, em conformidade com o seu Regimento, em contínuo movimento de qualificação.

Belém, 09 de abril de 2013

Assinam:

Profº Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Profª Wilma Baía

Profº Carlos Paixão

Profº Gilmar Pereira da Silva

Profº Doriedson do Socorro Rodrigues

Profª Maria José Aviz do Rosário

Pofª Clarice Melo

Profº Genylton Odilon Rego da Rocha

Profª Luiza Nakayama

Profª Josenilda Maués da Silva

Profº Cezar Luis Seibt

Profº Wagner Wey

(Professores do PPGED-UFPA)

 

Um comentário:

  1. excelente posicionamento, o professor doutor paulo almeida possui conduta etica sem maculas.

    ResponderExcluir