O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ALUNO PARAENSES SÃO PREMIADOS EM BRASÍLIA

      Ontem, 25/04/2013, alunos da Escola Estadual Tecnológica Anísio Teixeira estiveram em Brasília, juntamente com outros jovens da rede pública de outros estados brasileiros, para receber a premiação do Festival de Imagem realizado pelo Portal EMdiálogo, ocorrido no final do ano passado. A premiação foi entregue durante reunião do Fórum de Diretores do Ensino Médio dos Estados, que vem discutindo a construção da Política para o Ensino Médio brasileiro.

    Após a exibição dos vídeos premiados e sob aplausos e manifestações de encanto por parte da platéia, Diana, Denis e Victor receberam a premiação das mãos da Diretora de Currículos e Educação Integral, Jaqueline Moll, e da Coordenadora Geral de Ensino Médio, Sandra Garcia, ambas da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação-SEB/MEC. Na ocasião a professora Jaqueline parabenizou os alunos vencedores pela produção do vídeo e anunciou que as propostas em debate no Fórum devem oportunizar aos jovens da escola pública brasileira o acesso aos conhecimentos e produções científicas que efetivamente façam sentido para suas vidas, tendo em vista a perspectiva de formação integral do jovens assumida pelo MEC. Em seguida, Sandra Garcia anunciou que já se encontra na SEB a proposta de criação do programa de bolsas de iniciação científica junior para alunos do Ensino Médio, em parceria com o Programa de Iniciação à Docência-PIBID.


      A aluna Diana representou a equipe paraense falando da importância das atividades realizadas na Escola Anísio Teixeira para a vida de seus alunos e manifestou a tristeza de todos os seus colegas com a possibilidade de desativação da escola para que o prédio possa ser entregue ao SEBRAE, dono do terreno no qual a escola foi construída com recursos públicos. A fala de Diana foi complementada pela professora Edina Fialho, coordenadora do projeto Jovens Talentos desenvolvido na Escola, do qual o vídeo vencedor foi um dos resultados. A professora Edina fez um apelo junto às professoras Jaqueline e Sandra para que possam mediar junto à SEDUC/PA o não fechamento da escola. Sensibilizada com a situação, Jaqueline Moll firmou o compromisso de mediação da situação junto ao MEC haja vista o retrocesso que a situação de fechamento da escola representaria. - Em um momento em que o MEC decide construir escolas novas para os estados seria um contradição algum estado repassar um bom prédio para a iniciativa privada, disse a diretora que defendeu a construção de escolas de Ensino Médio no país nos moldes da Anísio Teixeira.
   Representantes da Rede EMdiálogo no Pará estiveram presentes no fórum e acompanharam a premiação dos estudantes paraenses, anteriormente homenageados na própria escola pelos intergrantes da Equipe EMdiálogoamazônia.
  




Todos os vídeos premiados no festival EMdiálogo estão disponíveis no portal http://www.emdialogo.uff.br

  Parabéns mais uma vez aos alunos Victor, Denis e à aluna Diana pelo excelente trabalho!




Nenhum comentário:

Postar um comentário