O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Inclusão sócio-Digital



Inclusão Sócio-Digital[1]
O que é inclusão digital?

Inclusão é o termo positivado da palavra exclusão, portanto, para entendermos o que é inclusão é necessário reconhecermos a exclusão. Excluído é um indivíduo sem acesso a algo que lhe seria devido, por isso podemos identificar os excluídos da escola, os excluídos da casa (ou sem-teto), os excluídos de terra (os sem-terra), enfim, são vários os tipos de exclusão existentes em nossa sociedade. Também são vários os movimentos de pessoas excluídas, o Movimento dos Sem terra é um dos mais conhecidos. Você conhece algum movimento de excluído em sua comunidade? Pense nisso que depois voltamos a conversar sobre isso.


Assim, a inclusão é uma ideia que tem como conteúdo outra ideia, a de democracia. A inclusão anda junto com a democratização da sociedade, em outras palavras, incluir significa democratizar o acesso a bens e serviços que garantiriam a todos uma vida digna. Inclusão e democracia, assim, significam a socialização dos bens materiais (alimentos, moradia, vestuário), serviços (de saúde, de cultura e de educação) e não apenas o direito ao voto e à liberdade de expressão.

Se a inclusão deve ser entendida como estratégia de garantia de direitos, a inclusão digital pode ser entendida como uma estratégia de garantia do direitos de todos ao acesso às tecnologias de informação e comunicação. Muitos são hoje os excluídos tecnológicos. Hoje, no Brasil, cerca de 50% das pessoas que acessam a internet fazem de forma paga, nas lanhouses, sem contar aquelas pessoas que nem nestes lugares fazem uso dos computadores e das novas tecnologias de informação.

Hoje em dia ter uma vida digna e viver em uma sociedade democrática é necessário ter acesso e às diferentes tecnologias que facilitam os processos de comunicação humana, principalmente os meios informacionais. Quem não tem acesso a computadores, à internet e às diferentes tecnologias computacionais terá mais dificuldades de viver em sociedade já que quase tudo hoje está ligado ao uso destas tecnologias. Os serviços de saúde, de educação, os bancos, o comércio estão exigindo conhecimentos de informática. Por isso pode-se dizer que quem não tem acesso à informática fica mais distante de diferentes bens e serviços.

Mas não basta ter acesso é preciso saber usar essas ferramentas e quanto mais se souber usá-las, maior será a capacidade de comunicação dos sujeitos. Por isso que os telecentros têm uma importância grande para a democratização do nosso país. Por eles será possível que comunidades inteiras terão acesso ao computador, à rede mundial de computadores (web) e às diferentes redes mundiais de relacionamento.

Por isso que o Programa de Formação de Monitores que você está fazendo é tão importante, porque este curso pretende fazer dos monitores agentes multiplicadores de alguns conhecimentos e capacidades necessários para que diferentes comunidades tenham acesso aos computadores, utilizando-os de forma eficiente, democrática e solidária, formando consumidores críticos dos conteúdos midiáticos. A inclusão digital deve, portanto, favorecer o desenvolvimento pleno dos indivíduos.

Todo saber e toda tecnologia é uma construção social, é construção de toda a sociedade, pois é da soma do trabalho de todas as pessoas que surgem os diferentes produtos, os saberes e as tecnologias. Por isso todas as pessoas têm direito igualitário de acesso aos mesmos.



[1] Elaborado para compor o conteúdo de formação do Programa Telecentros.BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário