O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CANDIDATA À REITORA DA UEPA NÃO FEZ O DEVER DE CASA NA SEDUC E NA PÓS-GRADUAÇÃO


Uma das candidatas ao cargo de reitor da UEPA ocupa função de direção na SEDUC, é Diretora de Ensino Fundamental e Educação Infantil, mas se mostrou incapaz de enfrentar os problemas da educação básica de nosso estado (que apresenta alguns dos piores indicadores do Brasil), não foi capaz ao menos de construir um projeto de educação, mesmo depois de 2 anos de governo. Ou seja, não apresentou à sociedade paraense um Plano de Ação, um projeto pedagógico, apesar de exigir isto de todos os diretores de escolas. Mesmo assim se apresenta como opção para reitorIa da única universidade do estado do Pará, o que a habilita? A sua vontade? Os seus projetos pessoais?



Esta mesma candidata revela desconhecer a importância da pesquisa e da pós-graduação para o fortalecimento da ambiência universitária pois, ela mesma, faz um curso de doutorado fajuto no Paraguai (Universidad Autonoma de Asuncion), desde de 2006. Isso mesmo, nem doutorado fajuto ela conclui. Se viesse a concluí-lo o seu título não teria equivalência nem reconhecimento no Brasil, para isto precisaria ser validado por uma instituição nacional que tivesse doutorado reconhecido pela CAPES-MEC. Mais do que buscar morosamente um título fajuto, esta candidata revela desconhecer as finalidades de um curso de DOUTORADO, QUE DEVERIA FORMAR O PESQUISADOR. Fazer um doutorado à distância, modular, em uma instituição que não faz pesquisa, portanto, revela o seu desejo de certificação, não de qualificação.

Mas ninguém pode dizer que a opção por um doutorado no Paraguai decorra da necessidade da candidata já que ela teve e tem todas as condições de fazer pós-graduação onde quiser, bastaria ter vontade e dedicação aos estudos. ESTUDO? Deixa prá lá!

A UEPA merece mais do que isto, merece ser dirigida por quem tenha a qualificação condizente com a função, que já tenha exercitado o ensino, a extensão e a pesquisa e que tenha a competência para construir projetos e executá-los. Mais importante ainda, por educadores que tenham compromisso com o povo paraense e que façam da Instituição um instrumento de ampliação da formação superior no estado, da pesquisa enraizada na realidade regional e do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Uma universidade assim favorece também o fortalecimento da educação pública e isto é muitíssimo necessário, ainda mais quando quem tem a obrigação não faz seu dever de casa.

5 comentários:

  1. Não fez nada que preste na SEDUC e promete mundos e fundos na UEPA. é muita cara de pau!

    ResponderExcluir
  2. Parece muito com a dinâmica do PT (o do desgoverno de Ana, a breve) quando esteve a frente do poder no Pará, particularmente na Seduc. Muita promessa e sobra descomunal de incompetência! Triste os rumos da educação no Pará. Quem se habilita?

    ResponderExcluir
  3. A atual equipe de direção da SEDUC não apresentou nenhuma proposta para o enfrentamento do quadro negativo da educação, NÃO TEM UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, NÃO TEM PROPOSTAS! Isso revela a desqualificação da atual direção, o que inclui a candidata a reitora da UEPA, Ana Hage.

    ResponderExcluir
  4. E os aluguéis dos prédios para escolas da seduc que subiram nessa gestão de 4.000, 5000, para 30.000, 40.0000, alguém explica o acréscimo de zeros?

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você! Ela é muito incapacitada mesmo!!! Tem feito péssima gestão na SEDUC!!!Tem faculdades com cursos muitos bons lá fora, e essa ela nem o curso dessa não conseguiu concluir??? Caramba!!!! Nessa faculdade nem é preciso saber um outro idioma, porque tudo lá é em português!!! Essa doida uma anta isso sim!!!

    ResponderExcluir