O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

domingo, 17 de março de 2013

COLÔNIA Z-16, ORGANIZAÇÃO DE TRABALHADORES QUE ARTICULA POLÍTICA, ECONOMIA E PEDAGOGIA


A Colônia de Pescadores Z-16, no Município de Cametá, é uma entidade que agrega mais de 13 mil pescadores daquele Município. Foi criada para a defesa dos interesses econômicos dos pescadores, que se organizam em cooperativas produtoras de pescado, mel e palmito, frente à forte penetração na região tocantina de grandes empresas, inclusive de pesca, que interferem negativamente na economia local. Tem desenvolvida particular resistência aos efeitos deletérios da hidrelétrica de Tucuruí sobre a produção de pescado na Região.

Mais do que uma organização econômica, a Colônia Z-16 é uma estratégia de organização dos pescadores artesanais em defesa da sua cultura, dos seus saberes de pescadores e, portanto, de contrahegemonia à lógica liberal. Promove a solidariedade e a ação coletiva em oposição a competição inteindivual própria da lógica liberal, promove a produção em cooperativa em resistência aos mecanismos de exclusão próprios da organização capitalista.



A Colônia de pescadores, além de seu papel econômico, exerce forte influencia política no Município e na região, tendo elegido vários vereadores, sendo o atual prefeito de Cametá ex-presidente daquela Colônia, com a qual ainda mantém estreito vínculo.

Além de seu papel político e econômico, a Colônia também desenvolve diferentes ações de cunho social e pedagógico. Promove ações de letramento, formação profissional inicial e mantém um cursinho pré-vestibular para os filhos de pescadores.
 

Estivemos lá, dia 16/03/13, para conhecer o trabalho da Colônia e seus diferentes espaços (sede de Cametá, fábrica de gelo, cooperativa de palmito, tanques de peixes e a sede do interior), com a Profª Maria Clara (UFRGS) e o Pofº Doriedson Rodrigues e Carlos Amorim (UFPA-Cametá). Na oportunidade pouco mais de uma centena de pescadores estava reunida para um trabalho de planejamento, quando pudemos nos apresentar e discutir sobre o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da UFPA, por meio da Escola do Trabalho, ao desenvolvimento de um projeto pedagógico de formação da Colônia, capaz de articular as diferentes ações formativas desenvolvidas por eles. O desafio colocado por eles é a criação de uma escola de ensino médio, ou uma estratégia alternativa de oferta desta etapa de ensino,vinculada ao projeto político-econômico da Colônia.
 
Uma reunião entre representantes da Colônia, pesquisadores do GEPTE e a Secretaria Municipal de Educação de Cametá deverá acontecer para organizar um amplo debate para a formulação da proposta.

Vejam mais fotos da visita em: http://www.flickr.com/photos/63043384@N03/

Um comentário: