O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PPGED-UFPA ACÉFALO HÁ MAIS DE MÊS



Afinal, quando e quem vai nomear o interventor do PPGED?
Desde o dia 14 de novembro de 2013 o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA está sem Coordenador. Isso significa que não há ninguém que assine declarações, que encaminhe a lista de ofertas do ano que vem (que já deveria estar em discussão), que organize o processo de matrículas, que encaminhe a realização de bancas, que convoque as reuniões do Colegiado, que responda aos recursos existentes, que encaminhe os processos pendentes ou que execute qualquer ação necessária ao funcionamento do Programa (como um possível recurso ao resultado da avaliação da CAPES, o prazo está correndo).

sábado, 23 de novembro de 2013

ENSINO MÉDIO BRASILEIRO SOB AMEAÇA DE MAIOR FRAGMENTAÇÃO



Foi apresentado na Câmara Federal o Relatório do Deputado Wilson Filho (PTB-PB) - Comissão Especial para Reformulação do Ensino Médio, já apresentado em formato de Projeto de Lei, que propõe mudanças na LDB no que se refere ao Ensino Médio. Trata-se de grande retrocesso pois, se aprovado, negará os avanços existentes nas novas DCNEM que tomam o Ensino Integrado como referência e subordinará a organização curricular do ensino médio a uma lógica instrumental e ao gosto dos “homens de negócio”.
Vejam abaixo os comentários do Profº Celso Ferretti, estudioso da ensino médio brasileiro, sobre este relatório:

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CONSUN DA UFPA TEM AUTORIZAÇÃO PARA EXONERAR COORDENADOR DE PÓS-GRADUAÇÃO QUE NÃO ACEITA MATRICULAR ALUNO PLAGIADOR



O Consun – Conselho Superior da Universidade Federal do Pará aprovou a possibilidade de o Reitor exonerar o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, Profº Paulo Sergio de Almeida Correia. Se isto vier a acontecer será algo inusitado na história da UFPA, em tempos pós ditadura militar. Qual o motivo? O ainda Coordenador se nega a matricular um aluno que, comprovada e assumidamente, cometeu plágio por duas vezes quando ainda era aluno regular do Programa.
Apesar de haver uma decisão da Justiça Federal que confirma o plagio e nega o direito do plagiador a matrícula (vejam em http://emdialogoamazonia.blogspot.com.br/2013/05/conselho-superior-da-ufpa-valida-plagio.html), o Consepe e o Consun aceitaram o recurso impetrado pelo mesmo e determinaram a rematrícula. Diante do impasse o Coordenador desobedeceu o Consun em observância a decisão da Justiça Federal (que fora provocada pelo ex aluno plagiador).
Cabe agora ao Reitor agora a decisão de exonerar o Coordenador do Programa. Tal decisão tem implicações políticas e acadêmicas importantes, pois se vier a acontecer determinará uma intervenção no PPGED e dará aval a praticas acadêmicas fraudulentas.
Se o Reitor vai exonerar é algo que se deve aguardar, mas de certo é que não se pode concordar com o plágio e nem com violência à autonomia do Programa.

A Greve da Educação Pública Paraense de 2013, a mais importante greve da história do SINTEPP



Prof. Thiago Barbosa faz uma avaliação sobre a greve dos professores finalizada na últia sexta-feira:

"No final do mês de Setembro, Educadores do Estado inteiro estiveram reunidos em Assembleia Geral em Belém e decidiram por ampla maioria entrar em Greve, os motivos são vários, e a falta de avanço com as inúmeras reuniões entre Governo e Sintepp contribuiu diretamente para que a greve fosse deflagrada; apesar do posicionamento contrário da direção majoritária do Sintepp.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O DESPEJO DA EEETEPA ANÍSIO TEIXEIRA: Ministério Público pede explicações ao Governo do Estado




Ocorreu na manhã do dia 05 de novembro de 2013, na Promotoria de Direitos Constitucionais Fundamentais do Ministério Público do Pará, uma reunião convocada e mediada pela 1ª Promotora de Justiça de Direitos Constitucionais e Fundamentais, Maria das Graças Corrêa Cunha, para tratar do funcionamento da Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará Prof. Anísio Teixeira. Estavam presentes servidores da Coordenação de Educação Profissional da SEDUC, da Assessoria Jurídica da SEDUC e da Escola Tecnológica Anísio Teixeira.

domingo, 27 de outubro de 2013

CARTA ABERTA AO SENADO FEDERAL EM REPÚDIO À DECLARAÇÃO DO SR. CLAÚDIO DE MOURA CASTRO



Nós, ativistas do Movimento Nacional dos Direitos Humanos e diversas entidades, vimos repudiar veementemente o pronunciamento machista e preconceituoso do Sr. Cláudio de Moura Castro, economista, colunista de uma revista, professor especialista em educação e presidente do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras, em audiência pública realizada no dia 21 de outubro de 2013, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, em Brasília/DF.

A audiência pública supracitada tinha como pauta principal o novo projeto do Plano Nacional Educação (PNE) e, nesta ocasião, o Sr. Cláudio defendeu e sugeriu que o Plano Nacional de Educação (PNE) assegurasse “a criação de um bônus para as ‘caboclinhas’ de Pernambuco e do Ceará que conseguirem se casar com engenheiros estrangeiros, porque aí eles ficam e aumenta o capital humano no Brasil; aumenta a nossa oferta de engenheiros”.

sábado, 26 de outubro de 2013

SIMÃO JATENE, ALEX FIÚZA, ALICE VIANA E CIA LTDA, não basta ir para a mídia dizer que atendeu 90% de nossas reivindicações, tem que comprovar!!!




SIMÃO JATENE, ALEX FIÚZA, ALICE VIANA E CIA LTDA, não basta ir para a mídia dizer que atendeu 90% de nossas reivindicações, tem que comprovar!!!
(Prof. Nairo Bentes)

Em greve desde o dia 23 de setembro, nós, trabalhadores em educação da rede estadual de ensino, estamos em um momento chave da nossa greve, o que acompanhamos até aqui é que o Governador do Estado, o senhor Simão Jatene, vem tratando com ignorância e truculência os trabalhadores em educação deste Estado. Depois de entrar com ação na justiça, declarando a greve como ilegal antes mesmo dela começar, observamos uma série de abusos por parte deste governo, chegando ao cúmulo de negar-se a negociar com a categoria mesmo com o Supremo Tribunal Federal declarando a greve como legalíssima. Ontem houve uma nova mesa de negociação com o governo, mediada pelo ministério público, conquistada após a ocupação do prédio da Secretaria do Estado de Educação, mas as propostas feitas feitas pelo Governo não satisfizeram à categoria docente, já que não foi apresentado nenhum ganho concreto, mas apenas “intenções”.