O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CONSUN DA UFPA TEM AUTORIZAÇÃO PARA EXONERAR COORDENADOR DE PÓS-GRADUAÇÃO QUE NÃO ACEITA MATRICULAR ALUNO PLAGIADOR



O Consun – Conselho Superior da Universidade Federal do Pará aprovou a possibilidade de o Reitor exonerar o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, Profº Paulo Sergio de Almeida Correia. Se isto vier a acontecer será algo inusitado na história da UFPA, em tempos pós ditadura militar. Qual o motivo? O ainda Coordenador se nega a matricular um aluno que, comprovada e assumidamente, cometeu plágio por duas vezes quando ainda era aluno regular do Programa.
Apesar de haver uma decisão da Justiça Federal que confirma o plagio e nega o direito do plagiador a matrícula (vejam em http://emdialogoamazonia.blogspot.com.br/2013/05/conselho-superior-da-ufpa-valida-plagio.html), o Consepe e o Consun aceitaram o recurso impetrado pelo mesmo e determinaram a rematrícula. Diante do impasse o Coordenador desobedeceu o Consun em observância a decisão da Justiça Federal (que fora provocada pelo ex aluno plagiador).
Cabe agora ao Reitor agora a decisão de exonerar o Coordenador do Programa. Tal decisão tem implicações políticas e acadêmicas importantes, pois se vier a acontecer determinará uma intervenção no PPGED e dará aval a praticas acadêmicas fraudulentas.
Se o Reitor vai exonerar é algo que se deve aguardar, mas de certo é que não se pode concordar com o plágio e nem com violência à autonomia do Programa.

2 comentários:

  1. Se isto acontecer preparem-se, novos casos de plagio irão acontecer no futuro, o que acho grave para quem quer ser um profissional que preze pela ética e a transparência na educação.

    ResponderExcluir
  2. É isso Jorgemar, como dizem: "Onde passa um boi..."

    ResponderExcluir