O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

terça-feira, 18 de março de 2014

Programa da Chapa "Dias Melhores"-PPGED/UFPA



PROGRAMA DA CHAPA DIAS MELHORES
PPGED/UFPA
ELEIÇÃO DIA: 27/03/2014

“Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos para trás
Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo”. (Jota Quest)

PRINCÍPIOS
     Assumimos como princípios de gestão a defesa da democracia, da educação pública, gratuita, laica, inclusiva, integral e de qualidade socialmente referenciada. Defendemos ainda a garantia da autonomia universitária, das Unidades e Sub-Unidades Acadêmicas da UFPA, a luta pela construção cotidiana da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Na Pós-Graduação a formação de educadores-pesquisadores num projeto comprometido com a valorização de práticas educacionais que vislumbre uma sociedade digna, humana e fraterna para todos. Faz ainda parte dos nossos princípios a luta intransigente pela garantia do financiamento público da educação com a ampliação do PIB de 10% para educação pública.
      Defendemos a gestão democrática como princípio estruturante da coordenação acadêmica universitária; é com a democracia que se vive o intenso diálogo, os posicionamentos diferentes, as opiniões e críticas que podem promover novas caminhadas rumo à formação qualificada de profissionais articulados e atentos às demandas da sociedade amazônica e brasileira.
     Entendemos a gestão democrática como gestão em coletivo, que não se encerra no ato de realizar eleições, mas no movimento intencional de promover espaços e mecanismos de participação. Uma gestão radicalmente democrática consiste ainda na mediação das relações intersubjetivas, no diálogo permanente sobre as necessidades; negociação de propósitos; definição clara e partilhada de objetivos e estratégias de ação; articulação de linhas de compromisso; coordenação e acompanhamento das decisões pactuadas coletivamente para compor dias de maior significância em nosso fazer educativo na Pós-Graduação. Essa compreensão pode sedimentar um ambiente aberto para o diálogo intenso e respeitoso, que garanta a apresentação tranqüila de ideias diferentes de todos os sujeitos e o convívio democrático que leve ao fortalecimento do Programa.

     Dias melhores são necessários no PPGED para que possamos estabelecer cotidianamente uma relação acadêmica baseada no diálogo, no respeito às diferenças,  na promoção de um debate profícuo em que as divergências sirvam para a construção de novas problematizações que mobilizem nosso crescimento pessoal, intelectual, acadêmico, e não signifique o retrocesso e a barbárie.
    Dias melhores para que possamos enfrentar juntos os diferentes problemas educacionais brasileiros, vivenciados de forma aguda na Amazônia e revelados nos baixos indicadores educacionais dos municípios e estados da região. Esses problemas requerem a ampliação dos estudos que favoreçam o enfrentamento de suas causas e é para isso, principalmente, que deve servir a pós-graduação, ajudar no conhecimento da realidade e principalmente na melhoria da educação ofertada à população trabalhadora.

A PÓS GRADUAÇÃO NO BRASIL E NA AMAZÔNIA
      O grande desafio colocado para os programas de pós-graduação no Brasil é assegurar a produção de pesquisas e seus produtos bibliográficos em número suficiente para atender às indicações das agências de avaliação e fomento, bem como a qualidade destas produções e sua vinculação aos interesses sociais.
      Na região Norte do País é necessário ainda ampliar os espaços de formação pós-graduada de mestres e doutores, pois apenas dois programas oferecem doutorado (UFPA e UFAM) e seis mestrados em educação (UFAM, UEPA, UFOPA, UNIR e UFPA [2]), que ainda é incipiente e em número insuficiente para formar os pesquisadores que a região necessita. Isso impõe ao PPGED o seu fortalecimento e a ampliação das suas vagas.
      Também é possível e necessário consolidar o PPGED como referência para a formação de pesquisadores na região amazônica, fazendo-o difusor de saberes e práticas de pesquisa em educação e de produção do conhecimento. Esta consolidação deve revelar-se na elevação do conceito do Programa junto à CAPES, o que significaria maior reconhecimento e mais recursos ao Programa e maior visibilidade aos docentes e discentes titulados.
     A estratégia principal para esta consolidação é o fortalecimento dos grupos de pesquisas, seus programas e projetos, como ambiente que sustenta o Programa e onde se produzem os conhecimentos, se formam os novos pesquisadores e se realiza a articulação entre a Pós-Graduação e o ensino de Graduação.

PROPOSTAS

     Instaurado no PPGED as eleições diretas e universais para a escolha de sua coordenação, a tarefa que se coloca atualmente é recompor no PPGED as relações democráticas de gestão, que primem pela colegialidade das decisões, pela autonomia do Programa, pela participação de todos nos processos de decisão e pelo diálogo fraterno.
     Um PPGED que promova um projeto educativo pautado no respeito às diferenças, à liberdade de expressão, à pluralidade de idéias e concepções, à autonomia dos grupos de pesquisa e aos sujeitos que constroem cotidianamente o Programa.
     Precisamos viver no PPGED dias melhores que nos encaminhem para novas e grandiosas ações que remetam à melhoria contínua da produção dos docentes e discentes, de modo a elevar o conceito do Programa junto à Capes; que nos leve a pensar novas ações estratégicas de fortalecimento dos grupos de pesquisa, de promoção de eventos acadêmico-científicos de relevância nacional e internacional; a produção coletiva de livros e revistas para a divulgação e socialização das Teses e Dissertações aqui desenvolvidas.      
     Para todas essas ações é necessária uma gestão que apoie, oriente, possibilite, esteja disponível a construir os aportes institucionais que contribuirão para esse projeto.
       Outras ações de igual importância:
NA INFRA-ESTRUTURA
- Criar e equipar uma sala de estudos ampliando o atual laboratório de informática de modo que se instale um espaço de efetivo apoio aos discentes;
- Atualizar o acervo bibliográfico de apoio aos Cursos de Mestrado e Doutorado;
- Destinar uma sala para ser espaço de convivência, devidamente equipado, para uso dos estudantes dos Cursos de Pós-Graduação ofertados no ICED;
- Lutar pela ampliação do quadro técnico-administrativo da Secretaria do PPGED;
- Discutir com as instâncias superiores a destinação e utilização do novo prédio construído com aporte de recursos do CT Infra , denominado Observatório de Políticas Públicas;
- Atualizar o site do PPGED, incluindo nele o sistema operacional para realização das  matrículas “on line”.

NA DIMENSÃO CURRICULAR
- Realizar uma ampla avaliação das ações do Programa, tendo como ponto de partida o último relatório de avaliação feito pela CAPES;
- Realizar uma avaliação das propostas curriculares dos Cursos de Mestrado e Doutorado, para detectar seus atuais limites e adequá-los às novas demandas da pós-graduação brasileira;

NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
- Dialogar com a Direção Geral do ICED sobre o planejamento orçamentário do PPGED, com ampla participação da comunidade da Pós-Graduação;
- Fortalecer as relações institucionais do PPGED junto às instâncias superiores da UFPA e aos fóruns nacionais;
- Fortalecer as relações com o movimento estudantil do Programa, respeitando sua autonomia, criando um canal de articulação entre a gestão e os estudantes, que possa garantir um diálogo respeitoso com os mesmos;
- Fortalecer a articulação pedagógica e acadêmica do Programa de forma mais partilhada com as Coordenações das Linhas de Pesquisa, de forma que possamos trabalhar conjuntamente no alcance dos objetivos e princípios do Programa;
- Rever e atualizar todas as portarias existentes no Programa, adequando-as ao novo Regimento interno;
- Ampliar o apoio à participação dos estudantes nos eventos científicos e acadêmicos, com critérios claros para a concessão de passagens ou ajuda de custo;
- Apoiar a realização, na Ufpa/Iced, de eventos científicos e acadêmicos de caráter nacional e internacional que contribuam para o fortalecimento das Linhas de Pesquisa do PPGED;
- Estimular a realização de intercâmbios de pesquisadores e estudantes da pós-graduação;
- Apoiar a realização de convênios entre o PPGED e instituições internacionais, visando o fortalecimento do Programa e suas Linhas de Pesquisa;
- Apoiar os grupos de pesquisa existentes no Iced e estimular a formação de novos grupos que podem fortalecer as ações do PPGED;
- Estimular a ampliação dos intercâmbios internacionais dos pesquisadores do Programa;
- Estimular o ingresso de novos docentes no PPGED, atendendo os requisitos mínimos da Capes, de modo a ampliar a oferta de novas vagas;

Para esse grande desafio a Chapa Dias Melhores está representada com as Professoras Ney Cristina Oliveira e Clarice Melo: 


Ney Cristina M. Oliveira é Graduada em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Estado do Pará, é Mestra e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de São Paulo – PUC/SP. É Professora Associado III da Ufpa e exerce suas atividades docentes no Curso de Pedagogia e no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado e Educação na Amazônia-GESTAMAZON. Coordena neste ano o Projeto de Pesquisa “A Lógica dos Programas Educativos na configuração das Políticas Públicas educacionais no Brasil e em Portugal: implicações na governação e nas práticas escolares” e como resultado de pesquisas concluídas publicou artigos em revista, capítulos de livros e trabalhos em anais de eventos científicos da ANPAE, CEDES/UNICAMP. Publicou recentemente, em parceria, os seguintes artigos, capítulos em livros e revistas: “Os egressos do Mestrado Acadêmico em Educação da UFPA: vozes de uma década, publicado (Livro/2013); O Plano de Ações Articuladas no Pará: processos instituídos e contradições (ANPAE/2013); Os Egressos no Processo de Avaliação (E-Currículum/2012); Organização do Livro Inovações Pedagógicas e práticas educativas (2012).


Clarice Melo é Graduada em História pela Universidade Federal do Pará e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou seu estágio doutoral na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. É Professora Adjunto IV e exerce atividades de ensino no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação (GEPHE) e é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/Seção Pará), filiado ao HISTEDBR da UNICAMP. Coordena o projeto de pesquisa “Brincadeiras, Memória e Ensino de História”. Compõe a diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), eleita para o biênio 2013-2015. Como resultado de pesquisas concluídas publicou artigos em revista, capítulos de livros e trabalhos em anais de eventos científicos. Organizou, em parceria, e publicou os seguintes livros e revistas: “O Nacional e o Local na História da Educação”; “Fontes sobre o Ensino Público de Belém do Pará, no Século XX: da instrução primária ao ensino fundamental"; “Documentos da educação do Pará imperial (1839-1889)”; “História da Educação do Pará”, no prelo; “Revista HISTEDBR On-line, v.11, n.43e, 2011”; e “Revista HISTEDBR On-line, v.12, n.48, 2012”.

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