"O Ministério da Educação dialogando com as Universidades e
Secretários de Estado da Educação vem, nos últimos dois anos,
estruturando um conjunto de ações para superar os grandes desafios do
Ensino Médio brasileiro. Para enfrentá-los, várias propostas estão
em elaboração e outras já foram apresentadas à sociedade. Umas das
ações mais necessárias é a realização de Curso de Formação
Continuada para Professores do Ensino Médio (...).
"[Foram produzidos seis cadernos contendo um] conjunto de temas
fundamentados nas DCNEM, para subsidiar a formação continuada do
professor. O objetivo é possibilitar a compreensão das DCNEM
[Diretrizes Curriculares do Ensino Médio], criando um espaço para a
reflexão coletiva acerca da prática docente e da importância da
participação de todos os atores do processo educativo na reescrita do
Projeto Político Pedagógico da escola (PPP). Essas discussões
deverão nortear o (re)desenho do currículo do Ensino Médio. Essa
etapa consistirá na abordagem dos seguintes campos temáticos: Sujeitos
do Ensino Médio e Formação Humana Integral, Ensino Médio,
Currículo, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico,
Avaliação, Áreas de Conhecimento e Integração Curricular.
(Fonte: PACTO NACIONAL PELO ENSINO MÉDIO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DO ENSINO MÉDIO (SEB-MEC) - Documento Orientador Preliminar,
outubro/2013). Mtéria publica no Po
O material pode ser acessado no portal Emdiálogo no seguinte link:http://www.emdialogo.uff.br/content/cadernos-de-formacao-de-professores-do-ensino-medio
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