O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

quarta-feira, 29 de maio de 2013

A TRAJETÓRIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA – ETEMB

Michelle Ferreira Coimbra[1]


Este trabalho relata as experiências vivenciadas na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB em Belém do Pará, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação – GEPTE, com intuito de analisar a contribuição desse programa para a formação acadêmica do pedagogo.
O PIBID de Pedagogia tem como objetivo qualificar a formação dos licenciandos da Universidade Federal do Pará (UFPA) para atuarem nas Escolas Tecnológicas da Rede Estadual do Estado que tem o projeto Ensino Médio Integrado vinculado à instituição, possibilitando aos acadêmicos a participação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, de forma que busquem a superação dos problemas que possam enfrentar no interior das escolas, realizando assim, uma reflexão sobre as práticas formativas vivenciadas e promovendo uma articulação entre a teoria e a experiência dos discentes da UFPA e docentes da educação profissional paraense, elevando a qualidade da formação dos pedagogos e sua inserção nas práticas formativas no âmbito escolar.
Durante as experiências vivenciadas desde o inicio do programa até os dias atuais, tem sido um momento inovador, pois a ETEMB é uma escola que possui o Ensino Médio Integrado vinculado a instituição, mas até o momento, ainda não está efetivado, porém busca-se por essa efetivação através de diálogos, de movimentos ainda que restrito, como pequenas oficinas de iniciativas de alguns professores e que precisam crescer, é claro que a escola possuem seus problemas como qualquer outra, mas precisa supera-los para proporcionar uma educação de qualidade a todos que fazem parte da comunidade escolar.
 Compreendemos que a contribuição do PIBID para a formação do Licenciando em Pedagogia é primordial, pois proporciona uma formação que somente o Curso de Pedagogia não proporcionaria, trata-se da realização de atividades práticas, para além dos estágios curriculares, ligadas diretamente aos problemas reais de uma instituição pública da Rede Tecnológica Estadual do Estado do Pará voltada para a educação de jovens e adultos, proporcionando um aprendizado diante de uma vivência e um crescimento intelectual. Por meio desse projeto tivemos também, contato com diversos autores da área, e, além disso, a ETEMB estreitou os laços com a Educação superior (Universidade Federal do Pará), mas especificamente com Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação – GEPTE, onde a escola teve a oportunidade de vivenciar espaços formativos que foram proporcionados aos docentes com intuito de trocar as experiências entre os discentes da UFPA e docentes da ETEMB.
Dessa forma, conclui-se que o PIBID proporcionou uma formação no campo da Educação Profissional, especificamente sobre o Ensino Médio Integrado, possibilitando participações em práticas educativas e experiências metodológicas inovadoras, de forma a vivenciar as dificuldades encontradas na escola e sua superação, mobilizando esses sujeitos a protagonizarem um processo de construção de conhecimento, assim, ocorrendo uma troca de experiência por futuros profissionais discentes da UFPA e profissionais já formados e atuando na ETEMB.
Em síntese, penso que a minha formação deu um salto qualitativo com a participação no PIBID, isso ocorreu por meio da participação ativa na construção dos meus conhecimentos sobre a escola pública e mais especificamente sobre o Ensino Médio Integrado, que era o foco desse trabalho. Mas, além disso, possibilitou-se uma inserção teórico-prática na construção de uma educação pública de qualidade social para todos nós, jovens paraenses.



[1] Aluna de Graduação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE. E-mail: michelle.coimbra@hotmail.com

sexta-feira, 24 de maio de 2013

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA MINHA FORMAÇÃO ENQUANTO FUTURA PEDAGOGA.


Eloar Teixeira de Brito[1]


 Ao fazer parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará Prof, Anísio Teixeira, tive a oportunidade de acompanhar a implantação de uma proposta nova e desafiadora como a do Ensino Médio Integrado na escola. Pude sentir o quanto o papel da escola é importante para que se estabeleça efetivamente propostas e reflexões que possam mudar a vida de jovens estudantes, bem como, as dificuldades enfrentadas pela instituição para a materialização deste projeto.
Durante o período de realização desse projeto, intitulado “Projeto de valorização e qualificação de profissionais para a implementação do ensino médio integrado nas escolas de educação profissional do Pará”, passamos por várias etapas da pesquisa como: entrevista com os docentes, técnicos, e alunos, o que permitiu que entrássemos em contato com diferentes modos de ver e conduzir a realidade, dentro de uma instituição escolar. Por diversas vezes tivemos conversas informais com professores e técnicos da escola o que se configurou como uma troca de experiências, que nos permitiu diversas aprendizagens no âmbito das práticas escolares.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

CONSELHO SUPERIOR DA UFPA VALIDA PLÁGIO



Uma decisão inusitada do CONSEPE – Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão validou um trabalho plagiado de um aluno, garantindo ao mesmo a permanência na Universidade. No processo constava farta documentação comprovando o plágio de texto de dissertação em desenvolvimento, que é reconhecido pelo aluno e pelos pareceristas, mas prevaleceu a articulação em torno da posição do relator do processo, ao se associou representantes do sindicato e alguns Próreitores.
A decisão contraria o Regimento Geral da Pós-Graduação da UFPA que, em seu artigo 35, prevê o desligamento de discente em função de “ter praticado fraude nos trabalhos de verificação de aprendizagem ou no desenvolvimento da dissertação ou tese”. Foi desconsiderada também a decisão do Colegiado do Programa, bem como uma decisão judicial, proferida pelo Juiz Federal Ruy Dias de Souza Filho, em resposta a um mandato de segurança impetrado pelo discente que se sentia prejudicado.
A aprovação da permanência do discente deve levar à Universidade a revisar o Regimento Geral da Pós-Graduação, discriminando “plágios aceitáveis” e “plágios inaceitáveis” e retirando do documento a expressão “ter praticado fraude (...) no desenvolvimento da dissertação”.
Segue abaixo a decisão do Juiz Federal.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PIBID DA UFPA: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA EEETEPA ANÍSIO TEIXEIRA



Daiana Deyse Xavier Dias[1]


O PIBID de pedagogia da UFPA é um programa que visa estreitar a relação dos estudantes de licenciatura com o ambiente escolar, proporcionando a oportunidade de vivenciar experiências que provavelmente não teria apenas com as atividades curriculares do curso. Nesse sentido, por meio do programa estive durante esse tempo convivendo e aprendendo diretamente com a equipe diretiva da EETEPA Anísio Teixeira, buscando entender como se dá o cotidiano de uma Escola Técnica de Nível Médio, seus problemas, anseios, propostas, documentos, etc.
É inegável o valor de tais experiências. No período em que estive como bolsista do PIBID pude participar de eventos tanto na escola, como no Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho e Educação (GEPTE), tais como: oficina de formatação de textos, defesa de dissertação; workshop do grupo para divulgação do trabalho inicial dos bolsistas nas escolas Anísio Teixeira e ETEMB; show de talentos promovido na escola como forma de valorização dos múltiplos talentos dos alunos; caravana da leitura; entre outras atividades.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O QUE DIZ A SOCIEDADE SOBRE A DESATIVAÇÃO DA ESCOLA ANÍSIO TEIXEIRA?



  • “Num país que tem 13 milhões de analfabetos e a maior da força de trabalho com menos de 7 anos de escolaridade, desativar uma escola é postergar a superação desta mácula. Qualquer legalismo ou mesmo legalidade deveria ser subordinada ao senso de justiça. Como educador trabalhando há mais de trinta anos acompanho a luta dos colegas da região para a melhoria da educação na região. Espero bom senso das autoridades.” (Gaudêncio Frigotto)
  •  “Oferecer uma Educação Pública de qualidade para nossos jovens deve ser prioridade.” (Eloar Brito)
  • É inadmissível que uma escola da estrutura do Anísio Teixeira seja usurpada da população que contribuiu com seus impostos para sua construção.’ (Antonia Marcia Ramos)
  • “Defendo escola de qualidade para todos.” (Rosineide Castro)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

VIVÊNCIAS NA EEETEPA PROF. ANÍSIO TEIXEIRA


VIVÊNCIAS NA EEETEPA PROF. ANÍSIO TEIXEIRA

Cyntia Suelen da Costa Damasceno[1]

A contribuição profissional e acadêmica do PIBID no período de dois anos vivenciados na EEETEPA Professor Anísio Teixeira tem norteado as experiências cotidianas e as aprendizagens referentes à elaboração, organização e apresentações de trabalhos acadêmicos. A vivência nos fez compreender um pouco das relações estabelecidas no âmbito escolar e perceber o quanto é delicado se “infiltrar” em um ambiente que já mantém estabelecidas suas relações interpessoais. A presença diária no cotidiano da escola, inicialmente, proporcionou o conhecimento da rotina peculiar a uma escola que trabalha com o Ensino Médio Integrado, e ainda das burocracias por vezes necessárias, também inerentes a uma instituição escolar.

A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA TECNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA


A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA TECNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA

Bárbara Lorena Campos Valois[1]

O trabalho como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE, iniciou-se em maio de 2011, com um período de atividades formativas para os alunos da Graduação de Pedagogia, que haviam sido selecionados. Realizou-se diversas leituras e discussões sobre trabalho e educação. Posteriormente, realizou-se atividades diretamente na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB. Na primeira etapa, visava-se à análise de documentos como Projeto Político Pedagógico e Planos de Cursos.
Tendo em vista, que a Instituição em questão oferta cursos de nível técnico nas modalidades Integrado, Subsequente, PROEJA e Especialização, esse motivo reforça a importância das leituras realizadas nos documentos citados anteriormente. Observava-se que para a maioria dos bolsistas presentes na ETEMB, nenhum havia entrado em contato com a Educação Profissional e menos ainda com os documentos que regulamentam a efetivação dessas modalidades, isso amplia a importância desse projeto e destaca, portanto, seu caráter inovador para os alunos.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

DEPUTADO ZÉ GERALDO SE PRONUCIA NA CAMARA FEDERAL CONTRA A ENTREGA DO PRÉDIO DA ESCOLA ANISIO TEIXEIRA AO SEBRAE-PA



O SR. ZÉ GERALDO (PT-PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Educação, está transferindo o prédio da Escola Estadual Tecnológica Anísio Teixeira para o SEBRAE. A escola foi construída com dinheiro do Ministério da Educação e há uma revolta na comunidade escolar.


PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, funcionários e todos aqueles que nos acompanham pelos veículos de comunicação da Casa, reiteradas vezes eu disse aqui que o Governo tucano do Estado do Pará, comandado pela inércia representada pela pessoa do Sr. Simão Jatene, teima em levar o nosso Estado contra a corrente dos programas do Governo Federal.

sábado, 4 de maio de 2013

POR QUE NINGUÉM MAIS QUER SER PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA?



Publicado originalmente no Blog Luis Nassif on line (http://www.advivo.com.br/luisnassif)

O desinteresse dos alunos pelos estudos, aumento dos casos de indisciplina, violência e atos infracionais nas escolas preocupam os educadores. Além dos baixos salários e as más condições de trabalho, são as principais causas geradoras de angústia, insatisfação, medo, desestimulando-os ao exercício da profissão. Frase como, por exemplo: “os jovens de hoje não tem limites”, “não querem saber de nada”, “não estudam”, “são apáticos”, “sem educação”, tornaram-se comum. As escolas públicas são muito mais vulneráveis a esses problemas pelas suas características: plural, universalizada, composta por uma clientela heterogênea quanto à condição econômica, social e cultural.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

EM RECONHECIMENTO AO PROFISSIONAL E CIDADÃO DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES



Sabedores dos ATAQUES SOFRIDOS PELO PROF DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES, que concorre nas eleições para a Coordenação do Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará, vimos prestar a nossa solidariedade e declarar o nosso reconhecimento a esse docente, gestor, pesquisador e cidadão Doriedson Rodrigues.
Professor dedicado e generoso, pesquisador competente e coerente, Doriedson Rodrigues tem tido o reconhecimento de sua capacidade profissional em toda a Universidade Federal do Pará e para além dela. Assumiu a função de Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, faz parte da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Educação, que agrega pesquisadores da UFPA, do IFPA, da UEPA, da UFMG e da UFPE. Suas atividades de ensino e de pesquisa se traduzem na organização de livros, na publicação de diversos artigos e capítulos de livros e no reconhecimento de seus alunos.