O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA TECNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA


A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA TECNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA

Bárbara Lorena Campos Valois[1]

O trabalho como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE, iniciou-se em maio de 2011, com um período de atividades formativas para os alunos da Graduação de Pedagogia, que haviam sido selecionados. Realizou-se diversas leituras e discussões sobre trabalho e educação. Posteriormente, realizou-se atividades diretamente na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB. Na primeira etapa, visava-se à análise de documentos como Projeto Político Pedagógico e Planos de Cursos.
Tendo em vista, que a Instituição em questão oferta cursos de nível técnico nas modalidades Integrado, Subsequente, PROEJA e Especialização, esse motivo reforça a importância das leituras realizadas nos documentos citados anteriormente. Observava-se que para a maioria dos bolsistas presentes na ETEMB, nenhum havia entrado em contato com a Educação Profissional e menos ainda com os documentos que regulamentam a efetivação dessas modalidades, isso amplia a importância desse projeto e destaca, portanto, seu caráter inovador para os alunos.
       Além das análises realizadas nesses documentos, ocorreram momentos específicos para observações do espaço físico, auxílios de atividades desenvolvidas nas variadas áreas da Escola, tais como: Coordenação, Secretária, além de diálogo com docentes, etc.
Para um aluno de graduação que vivencia quase que exclusivamente a teoria na academia, e em apenas em três ou quatro disciplinas vivência a prática, seja em sala de aula ou no âmbito da gestão, e mais raramente seria em uma Instituição de Nível Médio Técnico, participar de um programa que lhe possibilite a experiência de dois anos fazendo parte de uma Escola de Educação Profissional, essa experiência torna-se inovadora e muito proveitosa em relação às experiências vivenciadas e consequentemente, em relação aos conhecimentos construídos.
Nesse período de 2011 até os dias atuais não se vivenciou apenas as qualidades e dificuldades enfrentadas pela Escola, vivenciou-se, também, a luta de docentes, técnicos e pessoal administrativo e de apoio para efetivar um Ensino Médio Integrado, o que ainda não se faz presente nessa Escola em sua amplitude. Aprende-se que um dos fatores que faz com que uma educação seja emancipatória não são apenas recursos financeiros, mas sim conta-se com o interesse e compromisso de cada docente da instituição, mesmo em meio a tantos problemas de esfera maior como a distratarão de professores da área técnica, assim como, técnicos da escola.
Vivenciou-se trocas constantes de diretores, lutas políticas partidárias internas a ETEMB, mas também conquistas no que diz respeito à construção de laboratórios não tão equipados, mas laboratórios para efetivar minimamente a educação profissional. A existência do PIBID na Escola, por meio das organizações de oficinas para professores e alunos, abriu o debate na instituição sobre trabalho enquanto principio educativo, fato que era ausente nesta instituição de ensino.
Portanto, conclui-se que apenas com a formação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará não proporcionaria tamanha experiência no âmbito da docência, assim como, das necessárias atitudes em geral que deve-se tomar em Escolas Tecnológicas. Por outro lado, apesar do PIBID não possuir um intuito de formação de pesquisadores, mas iniciamos nossa carreira como tal, articulando de forma estrita ensino e pesquisa, essa experiência nos proporcionou produções de artigos, apresentação de trabalhos, em eventos locais, assim como nacional. Inclusive alguns dos bolsistas apresentaram seus resultados no Seminário Nacional do PIBID em 2012 no Estado do Maranhão. Essa experiência possibilitou uma formação, não somente como gestores ou professores, mas também como pesquisadores da educação em busca de debates que ampliem nossos conhecimentos sobre Ensino Médio Integrado e sobre trabalho e educação.



[1] Aluna de Graduação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE. E-mail: barbara_valois@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário