Eloar
Teixeira de Brito[1]
Ao fazer parte do PIBID (Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação a Docência) na escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará Prof, Anísio Teixeira, tive a oportunidade de
acompanhar a implantação de uma proposta nova e desafiadora como a do Ensino
Médio Integrado na escola. Pude sentir o quanto o papel da escola é importante
para que se estabeleça efetivamente propostas e reflexões que possam mudar a vida
de jovens estudantes, bem como, as dificuldades enfrentadas pela instituição
para a materialização deste projeto.
Durante o período de
realização desse projeto, intitulado “Projeto
de valorização e qualificação de profissionais para a implementação do ensino
médio integrado nas escolas de educação profissional do Pará”, passamos por várias etapas da pesquisa como: entrevista
com os docentes, técnicos, e alunos, o que permitiu que entrássemos em contato
com diferentes modos de ver e conduzir a realidade, dentro de uma instituição
escolar. Por diversas vezes tivemos conversas informais com professores e
técnicos da escola o que se configurou como uma troca de experiências, que nos
permitiu diversas aprendizagens no âmbito das práticas escolares.
Além de participarmos
de diversos momentos que fazem parte do calendário escolar como: Feira da Cultura,
Sarau Literários, Show de talentos, Festas Juninas, entre outros. Estes momentos
nos permitiu um contato maior com os alunos da escola, nos fazendo perceber que
ao se trabalhar em uma instituição escolar recebemos uma “energia extra” de
jovens que estão começando a se formar enquanto cidadãos, dentre outras
contribuições.
No decorrer do projeto
tivemos a oportunidade de participar da coordenação do GTs (Grupos de Trabalhos)
no Fórum de Educação Profissional que ocorreu na escola, realizamos oficinas de
formação de professores, e elaboramos artigos com temáticas envolvendo a
pesquisa na escola. Além de contribuir com a instituição na reelaboração de
seus documentos, pois, através de nossas análises destes documentos, alguns
pontos apontados por nós bolsistas puderam ser revistos. Tais experiências me
propuseram autonomia, responsabilidade, habilidade de falar em público, e habilidades
de leitura escrita, entre outras contribuições.
O PIBID na minha
formação se configurou como um enorme diferencial, pois entrar em contato com a
realidade de uma escola pública, e poder vivenciar diversos momentos e refletir
sobre estes é uma aprendizagem ímpar que contribui significativamente, na
formação de profissionais que futuramente estarão imersos nessa realidade.
[1] Aluna
do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do
Pará-Bolsista. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a
Docência- PIBID. Vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Trabalho e
Educação-GEPTE. E-mail: eloar.brito@hotmail.com
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