O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Belém tem mais mortes violentas de jovens do que São Paulo


A violência em São Paulo tem aparecido muito na mídia nacional em função da violência sem controle que aflige aquele estado, foram cerca de 23 mortes violentas no último final de semana, segundo notícia do Programa Bom Dia Brasil.

Passa despercebida, no entanto, a violência sem fim na Região Metropolitana de Belém. O Jornal Diário do Pará fez o registro de 10 mortes violentas no último final de semana em Belém (todas por baleamento), ou seja, proporcionalmente à população de cada município, a violência em Belém é bem maior que a de São Paulo. Mas isso não atrai a mídia, qual a diferença?

Em São Paulo são mortos alguns policiais e em Belém morre gente miúda. Todos os 10 mortos registrados em Belém pelo citado Jornal são moradores de bairros e regiões periféricas como Cabanagem, 40 horas, Parque Verde e Tenoné. Todos eram homens e a maioria dos mortos é de jovens, sendo que 7 tinham entre 15 e 29 anos.
Em outra matéria deste blog já indicávamos pesquisa que revela que, mensalmente, mais de 100 jovens tem morte violenta na região metropolitana de Belém. Este final de semana último só corrobora este dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário