O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

domingo, 20 de março de 2016

Manifestação da Chapa Emmanuel/Gilmar sobre a Conjuntura Política Nacional

Caros(as) Amigos(as),
Estamos participando de um processo democrático que definirá o futuro da UFPA e nele temos apresentado com clareza um projeto que tem como compromisso basilar a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. A universidade que queremos é também parte de um ambiente político e social mais amplo, que requer nosso esforço para nele intervir, promovendo o conhecimento e os valores que podem nos levar a uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais igualitária e mais fraterna.
Uma universidade precisa ser um ambiente acolhedor da pluralidade de ideias, ao mesmo tempo em que precisa ter clareza de seu papel na sociedade. Temos sido, e precisamos continuar sendo, uma instituição suprapartidária, onde convivem e se submetem ao debate rigoroso as mais diversas leituras da realidade política e social. Graças a isso, temos formado gerações de lideranças. Mas temos algo muito precioso que nos unifica: a defesa da democracia, das instituições republicanas e do respeito aos direitos de cada cidadão.
Como atores políticos na sociedade não podemos ficar mudos no momento em que a crise política traz à cena ameaças à liberdade, à cidadania, ao Estado Democrático de Direito. Entendemos e acolhemos a divergência e a crítica. Compartilhamos a exigência de que todos se submetam ao rigor das leis. Com a mesma convicção, não aceitamos, e pensamos que a instituição universitária não pode aceitar, soluções que não sejam aquelas previstas nas nossas leis e na Constituição Federal conquistada após anos de luta contra uma ditadura.
Defendemos intransigentemente a democracia. Alinhamo-nos com todos(as) aqueles(as) que lutaram e continuarão lutando para que os nossos problemas sejam enfrentados e solucionados com as melhores armas que a nossa história social produziu: o embate de ideias, com o respeito aos direitos de cada um e aos direitos da coletividade.

Emmanuel Tourinho
Gilmar Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário