O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

MANIFESTO DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA NA UFPA



No último dia 05 de janeiro de 2014, em Assembléia dos Estudantes a Pós-Graduação um ato grave de violência física foi praticado e testemunhado pra mais de 80 estudantes. O Sr. MARIELSON GUIMARÃES, aluno do Mestrado, desferiu socos contra o aluno João Paulo, pelo simples fato de haver discordâncias nos encaminhamentos e deliberações da própria Assembléia.
O ato de violência coloca a público o alto grau de desrespeito ao outro, de intolerância e falta de princípios de cordialidade que se faz presente nesse momento no ICED. Quando os argumentos não são mais usados e o diálogo é dispensável, só nos resta a barbárie, a irracionalidade, a violência bruta.
Nós que somos desse coletivo de sujeitos que fazem o cotidiano do ICED e do PPGED nos manifestamos contra tal fato, repudiamos o descontrole e o temperamento agressivo do estudante MARIELSON GUIMARÃES.
Entendemos que no exercício de nossas atividades acadêmicas não podemos nos permitir a submissão a uma lógica de irracionalidade e de aceleração de processos de desumanização, contra essa lógica de degradação do humano que nos habita devemos nos insurgir e afirmar contra todas as relações não harmônicas ou baseadas no discurso de uma pseudo-igualdade, que apenas reproduz o totalitarismo. Devemos verdadeiramente pautar relações de equilíbrio, que consigam alicerçar a postura ética necessária a constituição de outra lógica, numa outra matriz de racionalidade, que não essa que estamos vivenciando no PPGED, o lugar que tem a obrigação ética, moral e acadêmica de desenhar os destinos da política de conhecimento local, regional e global, que sabemos tão necessária.
Repudiamos toda forma de violência física ou simbólica praticada contra o semelhante, pois a violência oprime, reduz e degrada a condição de ser humano do outro, desumaniza na medida em que considera o outro como ser inferior, não-humano. A violência não constrói nada, não contribui com a nossa luta por uma sociedade mais justa, mais humana e mais solidária, não condiz com os princípios democráticos de respeito às diferenças, à pluralidade do pensar tão necessários numa academia. A violência é o fim do caminho.
Por fim, conclamamos uma mudança efetiva na condução dos rumos do PPGED para que seja fortalecida a sua capacidade de ser um espaço formativo, de qualificação acadêmica e de produção de conhecimento voltado aos interesses da sociedade amazônica.

Assinam este manifesto: Adenil Alves, Alberto Damasceno, Ana Paula Nunes, Ana Paula Sá, Andréia Martins, Benedita Alcidema, Bianca de Oliveira, Clarice Melo, Cristiano da Silva, Doriedson Rodrigues, Edna Abreu, Egídio Martins, Emina Santos, Fabrício Carvalho, Genylton Rocha, Gilmar Pereira da Silva, Glaydson Canelas, Iza Helena, Izete Corrêa, João Batista do Carmo, Larissa Aviz, Larissa Gonçalves, Ludetana Araújo, Luis Valente, Maria do Socorro da C. Coelho, Maria José Aviz do Rosário, Marilena Loureiro, Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Orlando Nobre B. de Souza, Pedro Ladinilson, Riane Freitas, Roble Tenório, Rodrigo Moraes, Ronaldo Lima Araujo, Rosemeire Alves, Sônia Campelo, Suelen Gondin, Vanessa Costa e Wanda Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário