O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PROFESSOR É SOLUÇÃO E NÃO PROBLEMA!



Professor e estudante fazem parte do problema ou da solução da educação pública?

A melhoria a educação pública do estado não vem com as ações implementadas pelo governo do estado, que faz parceria com bancos para gerir a educação e valoriza apenas a preparação para as provas do ENEM como estratégia de qualificação do ensino. Os principais sujeitos de um possível processo de qualificação do ensino público estão se movimentando, professores e estudantes estão na ruas!
Os professores da rede estadual de ensino iniciaram uma greve em que reivindicam não apenas melhorias salariais, mas também lutam em defesa da escola pública. Em uma Carta Aberta à Comunidade protestam contra a má qualidade da infraestrutura das escolas que se revela na “falta de ventilação e climatização das salas de aula, de água potável, de espaços educacionais adequados, com banheiros sem condições de uso e materiais didáticos pedagógicos insuficientes, sem falar na completa insegurança que assola a comunidade escolar”.

O que reivindicam os professores? “completa estruturação das escolas, inclusão no PCCR dos funcionários de escola já previsto na legislação, eleições diretas para direção de escola, jornada de trabalho com garantia de no mínimo 1/3 para hora atividade, regulamentação de Aulas Suplementares, efetivação da lei do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), pagamento do retroativo do PSPN de 2011, realização imediata de concurso público, qualificação profissional para trabalhadores (as)”.
Os professores da rede municipal de ensino de Belém fizeram uma greve, que se encerrou este mês, na qual esteve no centro das reivindicações a luta pela gestão democrática nas escolas com eleições diretas dos diretores das escolas.
Do mesmo modo os estudantes têm protestado. Nas últimas semanas pelo menos quatros escolas da região metropolitana pararam suas atividades e os estudantes fecharam ruas. Discentes e docentes das escolas estaduais Eunice Weaver, Monsenhor Azevedo, Maria Gabriela Ramos de Oliveira e Magalhães Barata pararam em protesto contra a falta de água e outros itens básicos necessários para que ocorra o ensino e a aprendizagem.
Indiferente a tudo isto o governo do estado quer responsabilizar estudantes e professores pela má qualidade da educação. Insistimos que o professor faz parte da solução e não do problema. Só o governo do estado e a prefeitura parecem não entender isto.

Um comentário:

  1. É necessário que a movimentação dos alunos e da comunidade ganhem visibilidade. Tá mais do que na hora da sociedade se manifestar a favor da educação e conhecer mais de perto os inúmeros problemas que envolvem o sistema público de ensino e comprometem o rendimento dos estudantes.

    ResponderExcluir