VIVÊNCIAS
NA EEETEPA PROF. ANÍSIO TEIXEIRA
Cyntia Suelen da Costa Damasceno[1]
A contribuição
profissional e acadêmica do PIBID no período de dois anos vivenciados na
EEETEPA Professor Anísio Teixeira tem norteado as experiências cotidianas e as
aprendizagens referentes à elaboração, organização e apresentações de trabalhos
acadêmicos. A vivência nos fez compreender um pouco das relações estabelecidas
no âmbito escolar e perceber o quanto é delicado se “infiltrar” em um ambiente
que já mantém estabelecidas suas relações interpessoais. A presença diária no
cotidiano da escola, inicialmente, proporcionou o conhecimento da rotina
peculiar a uma escola que trabalha com o Ensino Médio Integrado, e ainda das
burocracias por vezes necessárias, também inerentes a uma instituição escolar.
A organização e rotina
escolar, por serem peculiares, apresentam burocracias únicas como período de
lotação de professores, organização do calendário escolar, agendamento de
reuniões pedagógicas, concretização de projetos interdisciplinares, etc. Tal rotina
exige uma descentralização de responsabilidades para com as atividades da
escola, isso ocorre, em grande parte, em virtude da escola funcionar em três
turnos diferentes. Inseridas nesta rotina tivemos a oportunidade de compreender
um pouco dos obstáculos e deficiências a serem enfrentados pela escola pública,
assim como as qualidades que também existem nestas instituições, estas que por
vezes são desvalorizadas em virtude de um jogo de interesse político.
A entrada e vivencia em
uma escola pública que oferta o Ensino Médio Integrado (recente forma de oferta
que integra educação básica e educação profissional), nos fez perceber o quanto
esta ainda é desconhecida pelos próprios técnicos pedagógicos e docentes que
trabalham na instituição. Em virtude disso a direção e coordenações de ensino e
pedagógica da instituição tem se empenhado na organização e oferecimento de
oficinas que tratem sobre essa temática, principalmente no que concerne a
legislação específica que rege esta forma de oferta do Ensino Médio.
A formação acadêmica foi
aprimorada com a entrada no PIBID no sentido de incentivar as temidas
apresentações em público e de auxiliar na elaboração e formatação de trabalhos
acadêmicos. A ida a São Luiz do Maranhão participar do II Seminário Nacional do
PIBID, como primeira experiência de apresentação de trabalho em eventos,
contribuiu sumariamente para a concretização de um sonho e a largada para uma
carreira acadêmica.
Conhecer, estudar e
analisar uma modalidade de ensino específica, a qual abrange um considerável
número de indivíduos aptos a ingressá-la, nos mostrou as particularidades
desta, assim como, proporcionou o conhecimento de um pouco da trajetória
histórica por qual esta vem passando e a influencia político-econômica que
orienta as mudanças e decisões referentes às legislações oficiais ligadas a
educação profissional.
Compreender a
influencia política no andamento das atividades nas escolas, neste caso a
influencia da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC é entender que por vezes
as deficiências não se limitam aos muros da instituição, e sim as imposições colocadas
em prol de interesses políticos partidários externos a escola.
Concluímos que a vivencia
e intervenção na escola, fruto das ações do PIBID, foram satisfatórias, de
ambos os lados. Tanto no que se refere a nossa acolhida pela direção e a
semente que plantamos nesta escola pública de qualidade que cultiva boas
relações pessoais e profissionais e que assim como todas as outras instituições
públicas caminha junto aos problemas e obstáculos. Quanto pela formação
acadêmica a nós oferecida, ao aprimoramento e, principalmente, o conhecimento
de uma realidade concreta que por mais conflituosa e árida que seja carrega grandes
chances de ser de sucesso.
[1]Aluna de Graduação do
curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Vinculada ao
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE. E-mail: cyntia_pibid@hotmail.com
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