Daiana
Deyse Xavier Dias[1]
O PIBID de pedagogia da UFPA é um programa que visa estreitar a relação
dos estudantes de licenciatura com o ambiente escolar, proporcionando a
oportunidade de vivenciar experiências que provavelmente não teria apenas com as
atividades curriculares do curso. Nesse sentido, por meio do programa estive
durante esse tempo convivendo e aprendendo diretamente com a equipe diretiva da
EETEPA Anísio Teixeira, buscando entender como se dá o cotidiano de uma Escola
Técnica de Nível Médio, seus problemas, anseios, propostas, documentos, etc.
É inegável o valor de tais experiências. No período em que estive como
bolsista do PIBID pude participar de eventos tanto na escola, como no Grupo de
Pesquisa Sobre Trabalho e Educação (GEPTE), tais como: oficina de formatação de
textos, defesa de dissertação; workshop do grupo para divulgação do trabalho
inicial dos bolsistas nas escolas Anísio Teixeira e ETEMB; show de talentos
promovido na escola como forma de valorização dos múltiplos talentos dos
alunos; caravana da leitura; entre outras atividades.
Sem dúvida, cada experiência foi única, no entanto destaco a importância
das oficinas organizadas e ministradas por nós bolsistas como oportunidade de
socializarmos o que aprendemos no estudo sobre o Ensino Médio Integrado e
apresentar resultados de nossas pesquisas dentro das instituições que estivemos
durante o período de vigência do projeto do PIBID.
Outro momento de destaque foi a proposta de que cada bolsista escrevesse
um artigo para posterior publicação do livro ao final do projeto, onde estarão
todos os artigos dos bolsistas. Este momento nos exigiu maior responsabilidade,
estudo e concentração, pois seria nosso primeiro artigo para publicação.
Quanto às contribuições, o PIBID ajudou-me a ver a educação e em
particular a educação profissional com outros olhos, com olhos de quem esta
inserido no processo, de quem vivenciou, sentiu e percebeu que não são poucos
os desafios para que se estabeleça uma educação de qualidade. Mas, também, que
apesar de tudo vale apena lutar contra o que está imposto e o que impede o
crescimento qualitativo das nossas instituições de ensino. Precisa-se entender,
que o problema não é fruto exclusivamente de ações recentes, mas que é
histórico e se dá em meio a um processo complexo que exige estudo e
perseverança para se buscar a mudança.
Tivemos acesso a documentos, tais como: Projeto Político-Pedagógico (PPP);
Planos de Cursos; Regimento; etc. Documentos estes que nos mostram como de fato
se organiza uma Escola Técnica de nível médio engajada nos princípios de
integração, caso da EETEPA Anísio Teixeira.
A base para nossos estudos foram autores que são referência nas discussões
sobre o ensino médio, integração, currículo integrado, educação profissional,
etc. Cito: Frigotto. Ramos, Ciavatta, Gramsci, Nosella, entre outros.
O diferencial deste projeto esta no fato de estarmos em contato com
escolas técnicas de nível médio, que possuem estruturas totalmente diferente
das de educação infantil, por exemplo, que são as quais mais temos contato no
período em que cursamos a licenciatura. Com tal diferencial fomos colocados no
centro do processo estrutural da escola: que é a gestão, onde se dá grande
parte do processo de funcionamento escolar.
Ainda falando de contribuições, podemos citar: ampliação dos conhecimentos
acerca do tema ”Ensino Médio Integrado”, elaboração e execução de oficinas, maior
rigorosidade para fazer trabalhos acadêmicos, maior entendimento das leituras
feitas, disciplina, responsabilidade, discernimento de conceitos que envolvem a
educação profissional e o ensino médio, envolvimento em discussões sobre os
temas, maior facilidade de expressão, saber trabalhar em equipe apesar das
diferenças, entre outras. Não que tenhamos todo o conhecimento sobre ensino
médio e educação profissional, afinal a formação é contínua, mas sem dúvida
hoje não somos os mesmos que eramos ao entrarmos no grupo de pesquisa GEPTE e
no projeto do PIBID.
Tais contribuições poderemos levar para toda vida, pois o conhecimento
adquirido por nós através destas experiências não podem ser esquecidas e
ressalto que a divulgação do Ensino Médio Integrado por parte de projetos como
este, devem ser valorizadas para que a população, os docentes, alunos e demais
interessados saibam que esta proposta visa atender a todos de forma
igualitária, proporcionar o acesso a ciência, a cultura e ao trabalho, buscando
ofertar um ensino em que o sujeito é o centro e que este tenha uma formação
plena, onde se integra teoria e prática, saber fazer e saber pensar, rompendo
com a dualidade do ensino e com uma visão de ensino voltado a atender somente
as necessidades do mercado anulando o direito de escolha do sujeito.
Para concluir, ressaltamos novamente que é de suma importância à
continuidade deste trabalho, e que estas experiências, sejam proporcionada a
mais estudantes de graduação, não só de pedagogia, mas de outros cursos para
que possamos ter profissionais mais qualificados e que “conhecem” de alguma
forma o ambiente, estrutura e processo do seu futuro trabalho.
[1] Aluna
de Graduação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade
Federal do Pará. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência –
PIBID. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação –
GEPTE. E-mail: d.duda_original@hotmail.com
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