A
IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
TECNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA
O trabalho como
bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID,
vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE,
iniciou-se em maio de 2011, com um período de atividades formativas para os
alunos da Graduação de Pedagogia, que haviam sido selecionados. Realizou-se
diversas leituras e discussões sobre trabalho e educação. Posteriormente,
realizou-se atividades diretamente na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata
– ETEMB. Na primeira etapa, visava-se à análise de documentos como Projeto
Político Pedagógico e Planos de Cursos.
Tendo em vista, que a
Instituição em questão oferta cursos de nível técnico nas modalidades
Integrado, Subsequente, PROEJA e Especialização, esse motivo reforça a importância
das leituras realizadas nos documentos citados anteriormente. Observava-se que
para a maioria dos bolsistas presentes na ETEMB, nenhum havia entrado em
contato com a Educação Profissional e menos ainda com os documentos que
regulamentam a efetivação dessas modalidades, isso amplia a importância desse
projeto e destaca, portanto, seu caráter inovador para os alunos.
Além das análises
realizadas nesses documentos, ocorreram momentos específicos para observações
do espaço físico, auxílios de atividades desenvolvidas nas variadas áreas da
Escola, tais como: Coordenação, Secretária, além de diálogo com docentes, etc.
Para um aluno de
graduação que vivencia quase que exclusivamente a teoria na academia, e em
apenas em três ou quatro disciplinas vivência a prática, seja em sala de aula
ou no âmbito da gestão, e mais raramente seria em uma Instituição de Nível
Médio Técnico, participar de um programa que lhe possibilite a experiência de
dois anos fazendo parte de uma Escola de Educação Profissional, essa
experiência torna-se inovadora e muito proveitosa em relação às experiências
vivenciadas e consequentemente, em relação aos conhecimentos construídos.
Nesse período de 2011
até os dias atuais não se vivenciou apenas as qualidades e dificuldades
enfrentadas pela Escola, vivenciou-se, também, a luta de docentes, técnicos e
pessoal administrativo e de apoio para efetivar um Ensino Médio Integrado, o
que ainda não se faz presente nessa Escola em sua amplitude. Aprende-se que um
dos fatores que faz com que uma educação seja emancipatória não são apenas
recursos financeiros, mas sim conta-se com o interesse e compromisso de cada docente
da instituição, mesmo em meio a tantos problemas de esfera maior como a distratarão
de professores da área técnica, assim como, técnicos da escola.
Vivenciou-se trocas
constantes de diretores, lutas políticas partidárias internas a ETEMB, mas
também conquistas no que diz respeito à construção de laboratórios não tão equipados,
mas laboratórios para efetivar minimamente a educação profissional. A
existência do PIBID na Escola, por meio das organizações de oficinas para professores
e alunos, abriu o debate na instituição sobre trabalho enquanto principio
educativo, fato que era ausente nesta instituição de ensino.
Portanto, conclui-se
que apenas com a formação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará
não proporcionaria tamanha experiência no âmbito da docência, assim como, das
necessárias atitudes em geral que deve-se tomar em Escolas Tecnológicas. Por
outro lado, apesar do PIBID não possuir um intuito de formação de
pesquisadores, mas iniciamos nossa carreira como tal, articulando de forma
estrita ensino e pesquisa, essa experiência nos proporcionou produções de
artigos, apresentação de trabalhos, em eventos locais, assim como nacional.
Inclusive alguns dos bolsistas apresentaram seus resultados no Seminário
Nacional do PIBID em 2012 no Estado do Maranhão. Essa experiência possibilitou
uma formação, não somente como gestores ou professores, mas também como
pesquisadores da educação em busca de debates que ampliem nossos conhecimentos
sobre Ensino Médio Integrado e sobre trabalho e educação.
[1] Aluna de Graduação do curso de
Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Bolsista do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Vinculada ao Grupo de
Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE. E-mail: barbara_valois@hotmail.com
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