Michelle Ferreira Coimbra[1]
Este trabalho relata as experiências
vivenciadas na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata – ETEMB em Belém do
Pará, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
– PIBID, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação –
GEPTE, com intuito de analisar a contribuição desse programa para a formação acadêmica
do pedagogo.
O PIBID de Pedagogia tem como objetivo
qualificar a formação dos licenciandos da Universidade Federal do Pará (UFPA)
para atuarem nas Escolas Tecnológicas da Rede Estadual do Estado que tem o
projeto Ensino Médio Integrado vinculado à instituição, possibilitando aos
acadêmicos a participação em experiências metodológicas e práticas docentes de
caráter inovador, de forma que busquem a superação dos problemas que possam
enfrentar no interior das escolas, realizando assim, uma reflexão sobre as
práticas formativas vivenciadas e promovendo uma
articulação entre a teoria e a experiência dos discentes da UFPA e docentes da
educação profissional paraense, elevando a qualidade da formação dos pedagogos
e sua inserção nas práticas formativas no âmbito escolar.
Durante as experiências
vivenciadas desde o inicio do programa até os dias atuais, tem sido um momento
inovador, pois a ETEMB é uma escola que possui o Ensino Médio Integrado vinculado
a instituição, mas até o momento, ainda não está efetivado, porém busca-se por
essa efetivação através de diálogos, de movimentos ainda que restrito, como
pequenas oficinas de iniciativas de alguns professores e que precisam crescer,
é claro que a escola possuem seus problemas como qualquer outra, mas precisa
supera-los para proporcionar uma educação de qualidade a todos que fazem parte
da comunidade escolar.
Compreendemos que a contribuição do PIBID para
a formação do Licenciando em Pedagogia é primordial, pois
proporciona uma formação que somente o Curso de Pedagogia não proporcionaria,
trata-se da realização de atividades práticas, para além dos estágios
curriculares, ligadas diretamente aos problemas reais de uma instituição
pública da Rede Tecnológica Estadual do Estado do Pará voltada para a educação
de jovens e adultos, proporcionando um aprendizado diante de uma vivência e um
crescimento intelectual. Por meio desse projeto tivemos também, contato com
diversos autores da área, e, além disso, a ETEMB estreitou os laços com a
Educação superior (Universidade Federal do Pará), mas especificamente com Grupo
de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação – GEPTE, onde a escola teve a
oportunidade de vivenciar espaços formativos que foram proporcionados aos
docentes com intuito de trocar as experiências entre os discentes da UFPA e
docentes da ETEMB.
Dessa forma, conclui-se que o PIBID proporcionou uma
formação no campo da Educação Profissional, especificamente sobre o Ensino Médio Integrado, possibilitando
participações em práticas educativas e experiências metodológicas inovadoras,
de forma a vivenciar as dificuldades encontradas na escola e sua superação,
mobilizando esses sujeitos a protagonizarem um processo de construção de
conhecimento, assim, ocorrendo uma troca de experiência por futuros
profissionais discentes da UFPA e profissionais já formados e atuando na ETEMB.
Em síntese, penso que a
minha formação deu um salto qualitativo com a participação no PIBID, isso
ocorreu por meio da participação ativa na construção dos meus conhecimentos
sobre a escola pública e mais especificamente sobre o Ensino Médio Integrado,
que era o foco desse trabalho. Mas, além disso, possibilitou-se uma inserção
teórico-prática na construção de uma educação pública de qualidade social para
todos nós, jovens paraenses.
[1] Aluna de Graduação do curso de
Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Bolsista do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Vinculada ao Grupo de
Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE. E-mail: michelle.coimbra@hotmail.com
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