PROGRAMA DA CHAPA
DIAS MELHORES
PPGED/UFPA
ELEIÇÃO DIA:
27/03/2014
“Vivemos
esperando
Dias melhores
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos para trás
Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo”. (Jota Quest)
Dias melhores
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos para trás
Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo”. (Jota Quest)
PRINCÍPIOS
Assumimos
como princípios de gestão a defesa da democracia, da educação pública,
gratuita, laica, inclusiva, integral e de qualidade socialmente referenciada. Defendemos
ainda a garantia da autonomia universitária, das Unidades e Sub-Unidades
Acadêmicas da UFPA, a luta pela construção cotidiana da indissociabilidade entre
ensino-pesquisa-extensão. Na Pós-Graduação a formação de
educadores-pesquisadores num projeto comprometido com a valorização de práticas
educacionais que vislumbre uma sociedade digna, humana e fraterna para todos.
Faz ainda parte dos nossos princípios a luta intransigente pela garantia do
financiamento público da educação com a ampliação do PIB de 10% para educação
pública.
Defendemos
a gestão democrática como princípio estruturante da coordenação acadêmica
universitária; é com a democracia que se vive o intenso diálogo, os
posicionamentos diferentes, as opiniões e críticas que podem promover novas
caminhadas rumo à formação qualificada de profissionais articulados e atentos
às demandas da sociedade amazônica e brasileira.
Entendemos
a gestão democrática como gestão em coletivo, que não se encerra no ato de
realizar eleições, mas no movimento intencional de promover espaços e
mecanismos de participação. Uma gestão radicalmente democrática consiste ainda
na mediação das relações intersubjetivas, no diálogo permanente sobre as
necessidades; negociação de propósitos; definição clara e partilhada de
objetivos e estratégias de ação; articulação de linhas de compromisso;
coordenação e acompanhamento das decisões pactuadas coletivamente para compor
dias de maior significância em nosso fazer educativo na Pós-Graduação. Essa
compreensão pode sedimentar um ambiente aberto para o diálogo intenso e
respeitoso, que garanta a apresentação tranqüila de ideias diferentes de todos
os sujeitos e o convívio democrático que leve ao fortalecimento do Programa.
Dias
melhores são necessários no PPGED para que possamos estabelecer cotidianamente
uma relação acadêmica baseada no diálogo, no respeito às diferenças, na promoção de um debate profícuo em que as
divergências sirvam para a construção de novas problematizações que mobilizem
nosso crescimento pessoal, intelectual, acadêmico, e não signifique o
retrocesso e a barbárie.
Dias
melhores para que possamos enfrentar juntos os diferentes problemas
educacionais brasileiros, vivenciados de forma aguda na Amazônia e revelados
nos baixos indicadores educacionais dos municípios e estados da região. Esses
problemas requerem a ampliação dos estudos que favoreçam o enfrentamento de
suas causas e é para isso, principalmente, que deve servir a pós-graduação,
ajudar no conhecimento da realidade e principalmente na melhoria da educação
ofertada à população trabalhadora.
A PÓS GRADUAÇÃO
NO BRASIL E NA AMAZÔNIA
O
grande desafio colocado para os programas de pós-graduação no Brasil é
assegurar a produção de pesquisas e seus produtos bibliográficos em número
suficiente para atender às indicações das agências de avaliação e fomento, bem
como a qualidade destas produções e sua vinculação aos interesses sociais.
Na
região Norte do País é necessário ainda ampliar os espaços de formação
pós-graduada de mestres e doutores, pois apenas dois programas oferecem
doutorado (UFPA e UFAM) e seis mestrados em educação (UFAM, UEPA, UFOPA, UNIR e
UFPA [2]), que ainda é incipiente e em número insuficiente para formar os
pesquisadores que a região necessita. Isso impõe ao PPGED o seu fortalecimento
e a ampliação das suas vagas.
Também
é possível e necessário consolidar o PPGED como referência para a formação de
pesquisadores na região amazônica, fazendo-o difusor de saberes e práticas de
pesquisa em educação e de produção do conhecimento. Esta consolidação deve
revelar-se na elevação do conceito do Programa junto à CAPES, o que
significaria maior reconhecimento e mais recursos ao Programa e maior
visibilidade aos docentes e discentes titulados.
A
estratégia principal para esta consolidação é o fortalecimento dos grupos de
pesquisas, seus programas e projetos, como ambiente que sustenta o Programa e
onde se produzem os conhecimentos, se formam os novos pesquisadores e se
realiza a articulação entre a Pós-Graduação e o ensino de Graduação.
PROPOSTAS
Instaurado
no PPGED as eleições diretas e universais para a escolha de sua coordenação, a
tarefa que se coloca atualmente é recompor no PPGED as relações democráticas de
gestão, que primem pela colegialidade das decisões, pela autonomia do Programa,
pela participação de todos nos processos de decisão e pelo diálogo fraterno.
Um
PPGED que promova um projeto educativo pautado no respeito às diferenças, à
liberdade de expressão, à pluralidade de idéias e concepções, à autonomia dos
grupos de pesquisa e aos sujeitos que constroem cotidianamente o Programa.
Precisamos
viver no PPGED dias melhores que nos encaminhem para novas e grandiosas ações
que remetam à melhoria contínua da produção dos docentes e discentes, de modo a
elevar o conceito do Programa junto à Capes; que nos leve a pensar novas ações
estratégicas de fortalecimento dos grupos de pesquisa, de promoção de eventos
acadêmico-científicos de relevância nacional e internacional; a produção
coletiva de livros e revistas para a divulgação e socialização das Teses e
Dissertações aqui desenvolvidas.
Para todas essas ações é necessária uma gestão
que apoie, oriente, possibilite, esteja disponível a construir os aportes
institucionais que contribuirão para esse projeto.
Outras
ações de igual importância:
NA
INFRA-ESTRUTURA
-
Criar e equipar uma sala de estudos ampliando o atual laboratório de
informática de modo que se instale um espaço de efetivo apoio aos discentes;
-
Atualizar o acervo bibliográfico de apoio aos Cursos de Mestrado e Doutorado;
-
Destinar uma sala para ser espaço de convivência, devidamente equipado, para
uso dos estudantes dos Cursos de Pós-Graduação ofertados no ICED;
-
Lutar pela ampliação do quadro técnico-administrativo da Secretaria do PPGED;
-
Discutir com as instâncias superiores a destinação e utilização do novo prédio
construído com aporte de recursos do CT Infra , denominado Observatório de
Políticas Públicas;
-
Atualizar o site do PPGED, incluindo nele o sistema operacional para realização
das matrículas “on line”.
NA DIMENSÃO
CURRICULAR
-
Realizar uma ampla avaliação das ações do Programa, tendo como ponto de partida
o último relatório de avaliação feito pela CAPES;
-
Realizar uma avaliação das propostas curriculares dos Cursos de Mestrado e
Doutorado, para detectar seus atuais limites e adequá-los às novas demandas da
pós-graduação brasileira;
NA GESTÃO
DEMOCRÁTICA
-
Dialogar com a Direção Geral do ICED sobre o planejamento orçamentário do
PPGED, com ampla participação da comunidade da Pós-Graduação;
-
Fortalecer as relações institucionais do PPGED junto às instâncias superiores
da UFPA e aos fóruns nacionais;
-
Fortalecer as relações com o movimento estudantil do Programa, respeitando sua
autonomia, criando um canal de articulação entre a gestão e os estudantes, que possa
garantir um diálogo respeitoso com os mesmos;
-
Fortalecer a articulação pedagógica e acadêmica do Programa de forma mais
partilhada com as Coordenações das Linhas de Pesquisa, de forma que possamos
trabalhar conjuntamente no alcance dos objetivos e princípios do Programa;
-
Rever e atualizar todas as portarias existentes no Programa, adequando-as ao
novo Regimento interno;
-
Ampliar o apoio à participação dos estudantes nos eventos científicos e
acadêmicos, com critérios claros para a concessão de passagens ou ajuda de
custo;
-
Apoiar a realização, na Ufpa/Iced, de eventos científicos e acadêmicos de
caráter nacional e internacional que contribuam para o fortalecimento das
Linhas de Pesquisa do PPGED;
-
Estimular a realização de intercâmbios de pesquisadores e estudantes da
pós-graduação;
-
Apoiar a realização de convênios entre o PPGED e instituições internacionais,
visando o fortalecimento do Programa e suas Linhas de Pesquisa;
-
Apoiar os grupos de pesquisa existentes no Iced e estimular a formação de novos
grupos que podem fortalecer as ações do PPGED;
-
Estimular a ampliação dos intercâmbios internacionais dos pesquisadores do
Programa;
-
Estimular o ingresso de novos docentes no PPGED, atendendo os requisitos
mínimos da Capes, de modo a ampliar a oferta de novas vagas;
Para
esse grande desafio a Chapa Dias Melhores está representada com as Professoras
Ney Cristina Oliveira e Clarice Melo:
Clarice Melo é Graduada em
História pela Universidade Federal do Pará e Doutora em Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou seu estágio doutoral na
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. É Professora
Adjunto IV e exerce atividades de ensino no curso de Pedagogia e no curso de
Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED. Coordena o Grupo de
Estudos e Pesquisas em História e Educação (GEPHE) e é pesquisadora do Grupo de
Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/Seção
Pará), filiado ao HISTEDBR da UNICAMP. Coordena o projeto de pesquisa
“Brincadeiras, Memória e Ensino de História”. Compõe a diretoria da Sociedade
Brasileira de História da Educação (SBHE), eleita para o biênio 2013-2015. Como
resultado de pesquisas concluídas publicou artigos em revista, capítulos de
livros e trabalhos em anais de eventos científicos. Organizou, em parceria, e
publicou os seguintes livros e revistas: “O Nacional e o Local na História da
Educação”; “Fontes sobre o Ensino Público de Belém do Pará, no Século XX: da
instrução primária ao ensino fundamental"; “Documentos da educação do Pará
imperial (1839-1889)”; “História da Educação do Pará”, no prelo; “Revista
HISTEDBR On-line, v.11, n.43e, 2011”; e “Revista HISTEDBR On-line, v.12, n.48,
2012”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário