O Espaço de diálogo sobre o Ensino Médio Público

segunda-feira, 24 de junho de 2013




ENQUANTO ISSO, PARTE DA JUVENTUDE QUE NÃO VAI ÀS PASSEATAS É ASSASSINADA
O Jornal Diário do Pará, na sua edição de 24/06/2013, traz em sua capa o título: “Fim de semana violento com 14 assassinatos”, ocorridos na Região Metropolitana de Belém. Registra o Jornal que foram 18 mortes no final de semana, sendo 13 por baleamento ou facada, que vitimaram 12 jovens entre 16 e 19 anos. Mais 3 jovens morreram em acidentes de trânsito e outro foi eletrocutado. No total 17 jovens morreram por causa violenta apenas em Belém no último final de semana.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

REFLEXÕES E AÇÕES SOBRE A TRAJETORIA DO PIBID NA EEETEPA PROFº ANISIO TEIXEIRA

Márcia Pereira da Silva[1]


É de vital importância destacar os relatos e ações ocorridos em minha trajetória durante quase dois anos de atividades de ensino e pesquisa em uma escola de Educação Profissional, refletindo sobre o Ensino Médio Integrado. A EEETEPA profº Anísio Teixeira foi fundada em 2009, e faz parte da rede de escolas de Educação Tecnológica criada pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC). Esta secretaria de Estado propôs a implantação de Escolas Tecnológicas no Pará visando uma formação profissional com base no projeto pedagógico da integração.
Em 2011 tivemos a acolhida na EEETEPA Professor Anísio Teixeira pela nossa supervisora do PIBID e coordenadora de ensino na escola Adriana Porto, que logo em seguida nos apresentou a direção e planejou um cronograma de todas as atividades que iríamos desempenhar na escola durante o ano letivo. Mediante acesso aos seus documentos como: Projeto Político-Pedagógico (PPP); Planos de curso; desenho curricular e regimento Escolar, contribuíram para nossas observações e análises durante nossa vivência na escola.
 Destaco a importância que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID me proporcionou como graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia, no sentido de obter um leque de aprendizados envolvendo os teóricos que discutem a educação profissional como Frigotto, Ciavatta, Ramos, Kuenzer, Araujo e Rodrigues. O conjunto de estudos e discussões realizadas me possibilitaram avançar nas discussões em sala de aula, no que se refere ao meu crescimento como sujeito em formação.
Ter contato com o corpo docente, técnicas pedagógicas, participação nas reuniões e em alguns eventos da escola foi de suma importância durante esses anos, pois através das entrevistas, observações e conversas informais pude perceber na prática as ansiedades e desafios registrados em lecionar em uma escola de educação tecnológica, pois apesar da escola ter uma boa estrutura, ter bons professores, ela não deixa de ter os problemas que uma escola pública vivencia como greve, falta de energia que perdurou por muitos dias, abalando o início e término do ano letivo; além do distrato aos profissionais etc. No entanto percebi que, apesar de todas essas questões, os docentes têm um compromisso com a educação.
Vivenciei as situações ocorridas na sala da coordenação pedagógica, pois em alguns momentos estivemos atuando junto com a coordenadora e alguns momentos direcionávamos os alunos, repassando informações pertinentes à escola, como horários de aulas, falta de professores, avisos em sala de aula sobre atividades recorrentes, etc. Além de atender ao telefone e registrar tudo o que ocorria na escola no período em que permanecia na mesma.
Organizamos junto à supervisora o primeiro dia da Jornada Pedagógica, escolhendo os assuntos que ela havia de repassar para os professores, com o nosso apoio. Tivemos participação efetiva em um dia da jornada apresentando o PIBID e relatando de fato o que e porque estávamos inseridas na escola. Com toda essa experiência foi possível organizarmos a oficina sobre o Ensino Médio Integrado com o tema: “Por que e para quê integrar?”, pois, já conhecíamos os professores e as fragilidades que os mesmos constituem devido a crescente troca em uma escola de educação profissional.
A EEETEPA Professor Anísio Teixeira abriu as portas, juntamente com a UFPA (Universidade Federal do Pará), e o GEPTE (Grupo de estudos e pesquisas sobre trabalho e educação) me possibilitando prosseguir em meus estudos, conhecendo a realidade da educação profissional de jovens e adultos. Com um novo olhar, consegui relacionar na prática o que antes só havia constatado nos documentos e textos lidos, sobre o papel da integração e do ensino médio integrado, pois antes meus conhecimentos eram limitados sobre esse assunto.
Com toda essa experiência, partiu o interesse de continuar estudando sobre educação profissional defendendo o trabalho de conclusão de curso (TCC) que tem como objeto de estudo “A didática da Educação Profissional” na própria EEETEPA Professor Anísio Teixeira.



[1] Aluna de Graduação do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação – GEPTE. E-mail: marcinha_afro@hotmail.com